
Você sabe porque a corrida de rua mais famosa do país acontece no dia 31 de dezembro e leva o nome de São Silvestre?
Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.
Tudo começou com o jornalista Cásper Líbero, que se inspirou numa corrida noturna francesa em que os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso. Era o ano de 1924. Depois de assistir ao evento em Paris, ele não teve dúvidas de trazer o projeto para São Paulo. À meia-noite de 31 de dezembro daquele mesmo ano foi disputada a primeira São Silvestre, que homenageia o Santo do dia.
Desde então o número de participantes não parou de crescer, mas foi na 87ª edição que ela viveu o ápice de seu glamour com a participação de três atletas do Grupo de Corrida da Academia Sênior: Paulo Pacheco, Fabiano Pooter e Sênior Ferraz.
Brincadeiras à parte, quero dividir com vocês a emoção de participar de um evento tão grandioso.
Como é do conhecimento da grande maioria, participo de competições de natação e corrida desde os 15 anos de idade. Nadava bem, mas não o suficiente pra ficar entre os 3 primeiros. No final dos anos 80, início dos 90, ou você se colocava entre os 3 primeiros ou vinha pra casa " de mãos abanando" ( não haviam medalhas de participação ). E eu tinha uma certa adoração pelo 4º lugar. Mas era teimoso. Nas ocasiões em que não trazia medalha, trazia a vontade de melhorar e bater meus adversários. Meu forte era sem dúvida a teimosia. Olhava pros caras mais fortes e maiores e pensava, se eles podem eu também posso. Além da natação, eu gostava de correr e era muito incentivado pelas sessões de Educação Física do Colégio Militar. Na acadeia em que nadava, tinha entre tantos colegas, um muito especial, de aproximadamente 40 anos de idade, Sr.Hélio Vist, que viu em mim um certo talento para correr e resolveu apostar.
Em 1989 ganhei minha primeira medalha no que na época se chamava BIATLO, e hoje seria um AQUATHLON, prova em que reúnem-se as modalidades de corrida e natação. Ao lado deste colega de grande importância na minha vida fui à Caxias e em minha primeira participação em uma prova dessas obtive o segundo lugar, perdendo apenas para outro amigo e irmão do Hélio, o Daniel Vist que em seguida se tornaria um dos grandes triatletas do Brasil. De lá pra cá, somei aos meus esportes favoritos o ciclismo, me tornando um triatleta e os km das competições foram aumentando, aumentando, me destaquei em provas de âmbito estadual, mais tarde nacional e nos anos de 2008 e 2009 incomodei alguns estrangeiros também.
Conto esse pequeno resumo pra ressaltar a vocês que já vivi e participei de muitos eventos nesses anos todos, mas posso assegurar que nada comparado a São Silvestre. Todos os meus últimos dias do ano dos últimos aproximadamente vinte anos, assistia a essa corrida antes de fazer minha última corrida do ano. Me emocionei muitas vezes em ver a superação de brasileiros e brasileiras humildes que superavam obstáculos inimagináveis e venciam a prova disputada por grandes nomes do atletismo mundial.
E de repente, lá estava eu como protagonista daquela grande demonstração do que é o nosso povo e o nosso país. Em meio a tantas dificuldades principalmente financeiras, milhares de pessoas sacrificam seus orçamentos pra participarem de uma festa, pra sorrir e servir de inspiração a milhões e milhões de espectadores que todo ano dizem sentados na frente da TV: " Ano que vem eu vou ". Pois meu "ano que vem" finalmente chegou. Estava ali ao lado de dois caras que mudaram a imagem do nosso grupo. Que servem de exemplo pra todos. Que tem talento sim, mas se destacam pela disciplina, perseverança e companheirismo. Me emocionei algumas vezes durante a corrida ao lembrar dos prédios e avenidas que antes via na TV e agora estavam ali bem na minha frente e embaixo dos meus pés e lotados de pessoas dos dois lados que, mesmo sob forte chuva, incentivavam a todos de uma maneira muito brasileira, com brincadeiras, músicas, gritos mas acima de tudo, com muita vontade de ajudar. Se valeu a pena? MUITO. Ano que vem estarei lá e espero levar comigo muitos de vocês.
Um grande abraço e um 2012 com muita saúde pra nós e pra todo esse povo brasileiro que no quesito emoção é absolutamente imbatível.
Esperando a largada...

Algumas figuras....